Conscientização
Abordagem direcionada
O trabalho infantil muitas vezes ocorre em razão de falta de conscientização e desconhecimento dos riscos. É por isso que a conscientização é tão importante e é um de nossos objetivos essenciais.
As plantações de tabaco são muitas vezes negócios pequenos, operados pelas famílias. As famílias envolvidas no cultivo de tabaco muitas vezes usam a contribuição dos filhos na renda do lar e podem considerar o trabalho infantil como parte normal do crescimento. Dessa forma, a Arise utiliza um método colaborativo na comunidade para promover a relevância da educação e a importância de eliminar o trabalho infantil. Os pais muitas vezes desconhecem as consequências do trabalho infantil e nossos esforços se destinam aos lares e comunidades.
Estratégia
A estratégia da Arise é usar uma abordagem direcionada e objetivos para ter impacto em todos os níveis, com foco no planejamento e na construção de alianças estratégicas para obter apoio e aceitação. Isso é particularmente relevante quando as pequenas plantações funcionam de forma colaborativa, como uma comunidade, e não como plantações individuais.
Nosso esforço tem o foco nas diferentes partes envolvidas e na melhor forma de lhes dar autonomia para criar a mudança. Acreditamos que é importante delegar autonomia às crianças, pais e professores, para garantir que nossos métodos são apropriados. Ao falar aos jovens, por exemplo, mantemos a mensagem o mais simples possível, mas sempre com o objetivo de engajamento.
Usamos vários métodos para implementar nossa estratégia, incluindo a promoção de modelos e o fornecimento de habilidades para permitir a automonitoração.
Modelos
Modelos podem ser uma forma eficaz de gerar conscientização e interesse e criar a mudança. Um exemplo positivo dado por uma família em uma comunidade rural pode criar um efeito dominó, à medida que mais famílias achem aceitável mandar seus filhos à escola e não para as plantações de tabaco.
Automonitoração
Para estimular um compromisso de longo prazo, nós também incentivamos a automonitoração e damos aos trabalhadores do campo acesso a treinamento e qualificações. Esses trabalhadores treinados podem então identificar crianças em risco ou envolvidas em trabalho infantil, encaminhá-las aos serviços ou notificar as autoridades sobre esses casos. Eles entendem as leis e promovem a conscientização sobre problemas de trabalho infantil junto a agricultores e seus filhos.
Atividades
Nossas atividades de conscientização incluem pesquisas pré-conscientização na comunidade, encontros e workshops com as partes envolvidas da comunidade e treinamento sobre questões de trabalho infantil para líderes locais da comunidade e oficiais de distrito.
Outros trabalhos incluem:
- Dias de lançamento oficial para obter apoio de ministros nacionais e líderes locais da comunidade;
- Criação de parcerias com departamentos governamentais locais, estaduais e nacionais;
- Reuniões de conscientização para as comunidades locais;
- Atividades teatrais direcionadas de conscientização;
- Treinamento para professores e oficiais da educação;
- Treinamento para mães do meio agrícola com filhos em idade escolar, oferecendo aulas sobre habilidades em pequenos
- negócios e os princípios de funcionamento de cooperativas;
- Eventos como paradas e dias de conscientização nacional
- Criação e treinamento sobre ferramentas para medir e monitorar a conscientização.
Gertrude Thondoya de Kambironjo, Malawi, compartilha sua experiência de aprendizado sobre trabalho infantil e suas novas habilidades que lhe permitiram deixar de enviar seus filhos para o campo.