Centro de Formação do Jovem Rural
Ensino de habilidades e práticas seguras
O ARISE atua com Centro de Formação do Jovem Rural para oferecer uma formação profissionalizante prática de alta qualidade em agricultura geral para adolescentes.
Centro de Formação do Jovem Rural (MFS – Model Farm Schools) têm como objetivo aumentar o apelo dos negócios agrícolas em comunidades rurais para a juventude e promover a geração de renda da juventude a longo prazo. Elas também ajudam os jovens em idade legal para o trabalho a aprender práticas seguras e a ganhar renda para ajudar a melhorar os meios de subsistência de suas famílias.
Os cursos de treinamento são fornecidos para oferecer aos jovens aconselhamento e acesso a habilidades técnicas e profissionalizantes. Os cursos são adaptados às condições de cada país. Por exemplo, no Malawi e na Zâmbia, eles são destinados primeiramente aos jovens fora da escola, especificamente àqueles em idade legal para o trabalho. No Brasil, no entanto, a maioria das crianças também frequenta a escola.
A MFS opõe-se à imagem negativa que os jovens geralmente têm a respeito da agricultura, ensinando técnicas agrícolas aprimoradas e competências de empreendedorismo. Isso possibilita que os jovens vejam como a agricultura pode ser uma atividade rentável e gratificante, que se desenvolve sobre a sua herança rural. Isso é especialmente relevante, pois muitos jovens buscam deixar o interior quando crescem para seguir carreiras em cidades e centros urbanos. Os participantes aprendem novas tecnologias agrícolas e competências de vida, e o treinamento garante que crianças obtenham o conhecimento e as competências necessárias para atingir a segurança dos alimentos e um meio de subsistência decente dentro da economia rural.
Através do curso de treinamento da MFS, os adolescentes aprendem competências técnicas agrícolas e têm a oportunidade de criar os seus próprios lotes de demonstração.