Como trabalhamos
Integração e cooperação
A ARISE foi criada e é gerenciada por três parceiros – OIT, JTI e Winrock International. Trabalhamos juntos, com cada parceiro usando sua experiência e conhecimento para produzir resultados.
O problema do trabalho infantil possui muitas causas raiz. Eles diferem de acordo com a localização geográfica e as condições econômicas, culturais e normativas. Assim, a solução não é simplesmente retirar as crianças do trabalho, mas tratar a causa raiz que permitem que exista o trabalho infantil e assegurar que as crianças e suas famílias tenham alternativas viáveis.
Acreditamos que a única forma de obter uma solução duradoura para o problema de trabalho infantil é através de esforços integrados e cooperação das várias partes envolvidas. Assim, nossa parceria é uma proposta vigorosa, unindo os diferentes, porém complementares conhecimentos, recursos e habilidades dos três parceiros fundadores.
A ARISE foi fundada pela JTI (Japan Tobacco International), mas os três parceiros compartilham a responsabilidade pela estratégia do programa sua implantação e tomada de decisão. A OIT tem foco em atividades relacionadas a políticas e apoio a sistemas de monitoração de trabalho infantil em comunidades, a Winrock International, em ações em nível de comunidade e estado, e a Japan Tobacco International (JTI), no seu negócio e em apoiar a OIT e a Winrock na implementação diária do programa.
A intenção da ARISE é clara em termos de suas aspirações, mas o contexto e os meios para atingi-las são complexos. Nossa estrutura de governança consiste de um Mecanismo de Coordenação de Programa (PCM) atuando em nível internacional e federal, o qual é responsável atingir os objetivos do programa ARISE e se compõe de três pessoas jurídicas principais:
- Comitê Consultor Internacional (IAC)
- Equipe de Coordenação do Programa (PCT)
- Comitês de Coordenação no País (CCC)
Comitê Consultor Internacional
O Comitê Consultor Internacional (IAC) é um fórum em que os três parceiros ARISE podem levantar questões e ajustar a direção, os recursos e o cronograma mediante consenso. Possui um número máximo de 10 membros e se reúne uma vez por ano.
As responsabilidades do IAC incluem:
- Monitorar o andamento geral do programa
- Promover uma coordenação eficaz entre os parceiros
- Prestar consultoria sobre as orientações gerais do programa
- Prestar consultoria sobre a estratégia e atividades de comunicação.
Equipe de Coordenação do Programa
A principal função da Equipe de Coordenação do Programa (PCT) é a de se articular com o Comitê Consultor Internacional e os Comitês de Coordenação no País com foco específico nos resultados do programa. Ela se reúne e se comunica com a frequência que seja apropriada. O PCT é composto de quatro membros – Presidente (JTI), um gerente de projeto (Winrock) e dois atendentes (OIT).
As responsabilidades da PCT incluem:
- Coordenar e consolidar documentos do programa e planos do trabalho
- Coordenar a monitoração do programa e planos de avaliação
- Prestar consultoria sobre as orientações estratégicas para executar o plano de trabalho e os principais indicadores do programa
- Examinar os relatórios de comunicação e andamento
- Prestar consultoria sobre os entregáveis
- Compartilhar as melhores práticas.
Comitê de Coordenação no País (CCC)
O objetivo dos Comitês de Coordenação no País (CCC) é facilitar a comunicação contínua e manter as partes locais envolvidas informadas sobre as atividades atuais, e identificar oportunidades adicionais para uma colaboração produtiva em cada um dos três países nos quais a ARISE atua, no caso, Brasil, Malawi e Zâmbia. A composição do CCC tem como objetivo ser plenamente representativa, cada uma com três membros. Ele se reúne mensalmente e, dependendo das pautas específicas, também pode ter a presença de outras partes como, por exemplo, organizações de agricultores.
A composição essencial em cada CCC é:
- Representante da JTI no país
- Representante da OIT no país
- Representante da Winrock no país
As responsabilidades da CCC incluem:
- Planejar e ajustar as atividades do programa
- Assegurar coordenação contínua para a execução do plano de trabalho
- Coordenar as atividades de monitoração do programa
- Assegurar o total envolvimento dos constituintes nacionais tripartidos e outras partes envolvidas, como seja apropriado
- Alinhar o programa com os planos nacionais existentes de trabalho infantil
- Fornecer suporte técnico como seja necessário.